1 Monja Ng'Mui
      Ng'Mui a monja que também sobreviveu à destruição do templo, e que estava hospedada no Templo da Garça Branca, costumava descer à vila no sopé da montanha Tai Leung, e ficou sabendo da história de um marginal chamado Wong, que lhe tocou os brios, atraído pela beleza de Yim Wing Chun, o valentão mandou-lhe um ultimato, dizendo que, ou ela se casava com ele ou ele a tomaria à força em uma determinada data e, despertando seu senso de justiça, Ng'Mui ofereceu ajuda a Yim Wing Chun. Só que ao invés de expulsar o valentão da região, ela preferiu ensinar sua arte à filha de Yim Yee, um dos discípulos que conseguiram sobreviver à destruição do Templo Shaolin. Como conseqüência dos ensinamentos de Ng'Mui, Yim Wing Chun conseguiu derrotar o valentão e expulsá-lo da região.

2 Mestra Yim Wing Chun
      Yim Wing Chun era filha de um dos 15 discípulos sobreviventes da destruição do Templo de Shaolin, Yim Yee, comerciante de vagens da região da montanha Tai Leung. Ela estudou e treinou por 3 anos o estilo de Ng’ Mui, que estava hospedada no Templo da Garça Branca. Conseguiu derrotar em combate seu pretendente, valentão e marginal, a casamento chamado Wong e expulsá-lo da região, que morrera mais tarde em conseqüência do ferimento interno causado pelo primeiro ataque de Yim Wing Chun. Casou-se com o noivo reservado desde criança chamado Leung Bok Chau e, foi ele quem diante da admiração de exímia técnica em combate apresentada pela sua mulher denominou a arte de “Wing Chun Kuen”, em homenagem a ela.

3 Mestre Leung Bok Chau
      Leung Bok Chau, o qual já possuía conhecimentos de artes marciais antes de desposar a Yim Wing Chun. Depois do casamento ela o via praticar seus exercícios de Kung Fu e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas, discutindo com ele teorias das artes marciais. A princípio, ele prestou pouca atenção a essas sugestões, pois se considerava um lutador razoável e não via como uma mulher frágil como sua esposa poderia saber alguma coisa que ele já não soubesse. Mas o tempo foi passando e ele começou a notar certas pertinências nas observações dela, e incentivou-a a enfrentá-lo. Foi repelido com certa facilidade, embora estivesse usando sua melhor técnica. Surpreso com esse resultado repetiu a experiência diversas vezes e todas as lutas acabavam da mesma forma. Muitos anos depois de Leung Bok Chau ter aprendido a arte do Wing Chun de sua esposa, ele a transmitiu para atores de ópera chinesa, dentre eles Wong Wah-bo, Leung Yee-Tai, Dai Fa Min Kam, Gao Lo Chung, Hung Gun Biu e Leung Lan Kwai.

4 Mestre Leung Lan Kwai
      Leung Lan Kwai, um médico herbalista, com a condição de não divulgar seus conhecimentos, recebeu os ensinamentos de Leung B. Chau. Realmente, ninguém sabia de suas habilidades marciais até que um dia presenciou um grupo de arruaceiros batendo num velho desarmado. Ele partiu em defesa do homem e acabou chamando a atenção de um jovem, Wong Wah Bo, que lhe pediu que o aceitasse como discípulo. Leung Lan Kwai acabou aceitando-o por seus bons princípios, ensinando-lhe o sistema completo.

5 Mestre Wong Wah Bo
      Wong Wah Bo era um ator da ópera chinesa que perambulava pela China, a bordo de um junco vermelho. A ópera chinesa se baseia em peças sobre grandes heróis e lutadores, portanto, os atires tinham formação marcial e não era muito difícil encontrar grandes Mestres entre os atores e tripulantes das embarcações. Era o caso de Chi Shin, um dos Mestres que haviam fugido do incêndio de Shaolin e se escondeu em um desses juncos, trabalhando como cozinheiro.

6 Mestre Leung Yee Tei
      Mestre Chi Shin conheceu um marinheiro chamado Leung Yee Tei, que manobrava uma longa vara que era usada para afastar o junco das margens e para desencalhar o barco. Mestre Chi era especialista no "Bastão de 6 Pontos e Meio" e lhe ensinou essas técnicas. Muito tempo depois os dois praticantes, Leung Yee Tei, do bastão, e Leung Lan Kwai, do Wing Chun, acabaram por se encontrar trabalhando no mesmo barco. Tornaram-se grandes amigos e começaram a trocar técnicas de artes marciais. Leung Yee Tei ensinou as suas técnicas de bastão e Wong Wah Bo, as técnicas de Wing Chun. Dessa união, o "Bastão de 6 Pontos e Meio" foi incorporado ao arsenal do Wing Chun juntamente com as facas denominadas "Facas de Oito Cortes". Já, muito idoso, Mestre Leung Yee Tai ensinou o Kung Fu Wing Chun a um famoso médico de Foshan, uma grande cidade de Cantão, chamado Leung Jan.

7 Mestre Leung Jan, apelidado “o rei do kung fu Wing Chun”
      O mestre Leung Jan era um famoso médico herbalista de Foshan, uma pessoa muito culta e refinada, tendo como hobbies a literatura e a arte marcial. Tinha muito interesse em artes marciais, não se identificando com nenhum dos estilos praticados e vistos e, até desacreditava totalmente de alguns deles. Ao ver o Kung Fu Wing Chun sentiu-se atraído pela eficiência do estilo e, foi aprender o sistema com Wong Wah Bo e Leung Yee Tai, tornando-se um ótimo lutador dos arredores da província de Foshan. Sua habilidade incrível lhe trouxe o título de "Rei do Kung Fu de Wing Chun". Ensinou o estilo a seus 2 filhos, Leung Bik e Leung Chun e a um amigo da família Fung Wah (Wah do braço de madeira).

8 Mestre Leung Bik (Liang Bi)
      O mestre Leung Bik era o filho mais velho do mestre Leung Jan, conquistando as habilidades mais avançadas do estilo Wing Chun Kuen diretamente de seu pai (médico farmacêutico). Segundo muitas histórias, ele, após perder uma luta com o cambista de dinheiro Chan Wah Sum (discípulo de Leung Jan) deixou Foshan indo para Hong Kong. Em Hong Kong conheceu o mestre Yip Man e, aceitou-o como estudante e ensinou-lhe os aspectos mais profundos da arte Wing Chun.

9 Mestre Chan Wah Shun (Chen Hua Shun)
      O mestre Chan Wah Shun (1849-1913/64 anos idade) trabalhava como cambista de dinheiro, conhecido como “cambista Wah”. A casa de câmbio de Wah ficava próxima da farmácia do mestre Leung Jan. Um dos estudantes de Leung Jan mais proeminentes, que venceu muitas lutas e desafios, por isso ganhando o apelido de Ngau Ching Wah (Niujing Hua, Bull Wah). Posteriormente trocou de profissão para ortopedista. Começou a treinar Wing Chun nos anos 1800, provavelmente, em 1877. A partir de 1910 começou ensinar nas dependências da família Yip, na província de Foshan. Treinou 16 discípulos, sendo os mais adiantados os irmãos Ng Siu Lo e Ng Chung So. Logo, antes de se aposentar aceitou ensinar o discípulo Yip Man. O mestre Chan faleceu em 1913.

10 Mestre Yip Man
      Yip Man nasceu no ano de 1891, na província de Foshan, China. Filho de Oi Doh, mercador e proprietário de loja, e madame Ng, moravam em uma rua chamada Fuk Yin, na qual havia construções dos antepassados da família. Em 1900, aos 9 anos de idade, Yip Man começava a treinar Wing Chun sob a tutela do mestre Chan Wah Shun, em uma daquelas antigas construções, pagando a seu mestre 3 moedas de prata, o que significava um alto valor para a época. Em 1902, Chan Wah Shun faleceu e seu aluno mais antigo assumiu o ensino ao grupo. A partir de 1907, com 16 anos de idade, Yip Man voluntariou-se a desferir um golpe no Dan tian de uma mulher, praticante de chi kung, que estava desafiando as pessoas e, o golpe resultou no falecimento da mulher. Diante disso ele foi forçado sair de Foshan e passar uma temporada no Japão (em Kobe) para estudar, mas foi preso após encrencas (combates) com oficiais da polícia japonesa e sendo deportado de volta para a China. Estabeleceu-se em Hong Kong para estudar, onde conheceu o mestre Leung Bik, com o qual treinou por 2 anos (até 1909, aos 18 anos de idade) Wing Chun e aprendeu as teorias e aplicações do estilo que lhe faltavam. Em 1913, retornou para Foshan. Yip Man casou-se e teve 2 filhos, Yip Chun (1925) e Yip Chin. Por volta de 1939 serviu o exército na guerra contra o Japão e, após o final da II Guerra Mundial foi morar em Nanhoi, tornando-se capitão da polícia e detetive policial. Em 1949, revolução comunista na China, viu-se obrigado a fugir para a cidade de Hong Kong, deixando a família em Nanhoi. Em pobreza absoluta, pela falta de empregos na época, foi recolhido e ajudado por pessoas da Associação dos Garçons de Hong Kong, dentre essas pessoas o praticante de kung fu Mestre Leung Sheung, que posteriormente foi seu primeiro discípulo, ao ensinar a arte do Wing Chun profissionalmente. Seguiu-se a admissão de mais alunos como Lok Yiu, Tsui Sheung Ting e outros poucos. Em 1960, abriu uma escola para o grande público, porém não ministrava mais aulas para todos, apenas a seus alunos mais antigos ou em aulas particulares como instrução e não treino a dois. Em sua academia os alunos mais antigos é que ensinavam o Wing Chun e, Yip Man apenas inspecionava os instrutores. Yip Man faleceu no dia 1º de dezembro de 1972, vítima de câncer (com 81 anos de idade). Jamais se utilizou do estilo para autopromoção e, é considerado o patriarca do estilo. 


Crie um site gratuito com o Yola.